As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Wednesday, 22 October 2008

Aulas na East 15

Vou fazer um resumo da minha semana de aulas para partilhar com outros sonhadores como eu, que lutam por um lugar nesta arte - o Teatro.

Basicamente, temos 4 aulas por dia, aulas de 1:50, entramos todos os dias às 9:00 e saímos às 6:10/6:30, horário muito idêntico à da Escola Profissional de Teatro de Cascais. Entre cada aula existe um intervalo de meia-hora e uma hora para almoço. Todas as aulas são no chão, ou em cadeiras, em círculo ou em movimento pela sala - nunca me sentei numa secretária.

Monday
Context - Teoria e História do Teatro. Discussão de temas e apresentação de trabalhos criativos. Neste momento estamos a dar Stanislavski.
Voice- Estamos a dar o corpo humano, e a fazer exercícios em pares, do género massajar o parceiro em todo o corpo à procura de ressonâncias, entender o corpo humano enquanto ser respiratório, etc....
Independent Study - Estudo independente: é aqui que vou descansar para casa da ressaca do fim-de-semana.
Independent Study.

Tuesday
Music - Canto e teoria musical. Ver vídeos, aprender a ler pautas por alto, etc...
Anatomy - Aulas parecidas com as de Voice, mas muito mais experimentais. Lidar com o corpo humano e lidar com posturas, criar emoções através do movimento. São aquelas aulas com música em que todos vestidos de preto mexem-se individualmente, experimentando o corpo e os seus limites.
Dance - Estamos a dar o Laban e o Alexander e as suas teorias de postura e movimento.
Articulation - Estamos a aprender o alfabeto de sons e consequentemente o RP (Received Pronounciation), o inglês ideal - sem sotaques, neutro.

Wednesday
Independent Study - Dormir mais um pouquinho.
Acting - Temos a Gerry, trabalhos o nosso passado, memórias e o nosso próprio ser. Muita improvisação.
Acting - Brigitte. Storytelling. Pegamos em notícias de jornal e tentamos recriar em pequenas apresentações na aula. Improvisação a dar com o pau.
Acting - Gerry. Continuamos com a mesma pesquisa pessoal, através de jogos e impros.

Thursday
Acting - Esta pode ser dada por qualquer professor. Como já deu para perceber, cada professor dá um tema dentro do Acting.
Acting - Sightreading. Não me lembro o nome da professora. Ler contos. Trabalhar entoações e leitura clara. Objectivo: Rádio.
Acting - Bobby. Sightreading. Ler peças. Estamos a ler uma adaptação do "Misantropo" de Molière pelo Martin Crimp.
Acting - Lauren. É canadiana, como a Gerry, mas ninguém gosta dela, porque é uma tontinha de vinte e poucos que aí anda. Ela faz aulas em que liga a teoria e prática das aulas de Voz e Anatomia com a interpretação de textos. Ninguém curte dela, porque estamos a fazer os mesmos exercícios que fazemos nas outras duas aulas e ainda nos vem perguntar o que é que aprendemos na aula, como resumo... Há quem responda que "nada". E ela fica lixada.

Friday
Laban - Juliete. Movimento e corpo puros em experimentação de sensações. Daquelas aulas em que com um charro o mundo faz sentido. Esta professora fez-me assistir à última aula toda, sentado, a mim e a mais dois, por termos chegado às 9:00. Quer que nos estejamos antes, para a aula começar às 9:00 em ponto. Ingleses...
Singing - Mike. Canto.
Acting - Beatriz. Máscaras. Máscaras. Máscaras. Máscaras.
Acting - John Gillet. Improvisação e técnica de Stanislavski. Pequenos exercícios com feedback instantâneo.

É claro que isto tudo é muito geral, porque cada aula é uma loucura e muitas vezes os professores querem fazer coisas novas (por exemplo, vamos ao Teatro, ou entrevistar pessoas para Londres-centro e depois recriá-las em projectos em ensemble que duram uma semana). E depois das aulas também há muita coisa gira... (equipa de futebol, Taekwondo - se tudo correr bem, só estou à espera da aprovação do concelho da escola para começar a dar aulas -, Yoga, Band-oke, Karaoke, e há sempre festa em casa de alguém todos os fins-de-semana).

East 15 faz parte da Universidade de Essex, ainda que isolada. É um Conservatoire pós-moderno com uns 8 diferentes cursos de Teatro, o que faz com que tenha uma reputação muito elevada (é uma das 5 melhores escolas do Reino Unido) com 10% de internacionais, e dois portugueses (ainda não conheci a Joana Rodrigues - lol). Todas as escolas de Teatro aqui são excelentes. Podia falar mais pormenorizadamente sobre o meu curso (Contemporary Theatre) em si - já que Community Theatre, Acting e Contemporary Theatre estão a fazer o mesmo, durante o primeiro ano -, mas isso já eram outros quinhentos paus.

2 comments:

Marta Queiroz said...

Este texto foi sem dúvida um GRANDE incentivo para mim, Obrigado :)

Fiquei sem palavras.
Mas com uma pergunta na minha cabeça : "O que é que eu ainda estou aqui a fazer!?" lol.

Muita Merda!

Catherine said...

A Marta avisou-me para vir ler este texto, e de facto, q sonho :)
Mta merda para ti aí:D
*