Vou fazer um resumo da minha semana de aulas para partilhar com outros sonhadores como eu, que lutam por um lugar nesta arte - o Teatro.
Basicamente, temos 4 aulas por dia, aulas de 1:50, entramos todos os dias às 9:00 e saímos às 6:10/6:30, horário muito idêntico à da Escola Profissional de Teatro de Cascais. Entre cada aula existe um intervalo de meia-hora e uma hora para almoço. Todas as aulas são no chão, ou em cadeiras, em círculo ou em movimento pela sala - nunca me sentei numa secretária.
Monday
Context - Teoria e História do Teatro. Discussão de temas e apresentação de trabalhos criativos. Neste momento estamos a dar Stanislavski.
Voice- Estamos a dar o corpo humano, e a fazer exercícios em pares, do género massajar o parceiro em todo o corpo à procura de ressonâncias, entender o corpo humano enquanto ser respiratório, etc....
Independent Study - Estudo independente: é aqui que vou descansar para casa da ressaca do fim-de-semana.
Independent Study.
Tuesday
Music - Canto e teoria musical. Ver vídeos, aprender a ler pautas por alto, etc...
Anatomy - Aulas parecidas com as de Voice, mas muito mais experimentais. Lidar com o corpo humano e lidar com posturas, criar emoções através do movimento. São aquelas aulas com música em que todos vestidos de preto mexem-se individualmente, experimentando o corpo e os seus limites.
Dance - Estamos a dar o Laban e o Alexander e as suas teorias de postura e movimento.
Articulation - Estamos a aprender o alfabeto de sons e consequentemente o RP (Received Pronounciation), o inglês ideal - sem sotaques, neutro.
Wednesday
Independent Study - Dormir mais um pouquinho.
Acting - Temos a Gerry, trabalhos o nosso passado, memórias e o nosso próprio ser. Muita improvisação.
Acting - Brigitte. Storytelling. Pegamos em notícias de jornal e tentamos recriar em pequenas apresentações na aula. Improvisação a dar com o pau.
Acting - Gerry. Continuamos com a mesma pesquisa pessoal, através de jogos e impros.
Thursday
Acting - Esta pode ser dada por qualquer professor. Como já deu para perceber, cada professor dá um tema dentro do Acting.
Acting - Sightreading. Não me lembro o nome da professora. Ler contos. Trabalhar entoações e leitura clara. Objectivo: Rádio.
Acting - Bobby. Sightreading. Ler peças. Estamos a ler uma adaptação do "Misantropo" de Molière pelo Martin Crimp.
Acting - Lauren. É canadiana, como a Gerry, mas ninguém gosta dela, porque é uma tontinha de vinte e poucos que aí anda. Ela faz aulas em que liga a teoria e prática das aulas de Voz e Anatomia com a interpretação de textos. Ninguém curte dela, porque estamos a fazer os mesmos exercícios que fazemos nas outras duas aulas e ainda nos vem perguntar o que é que aprendemos na aula, como resumo... Há quem responda que "nada". E ela fica lixada.
Friday
Laban - Juliete. Movimento e corpo puros em experimentação de sensações. Daquelas aulas em que com um charro o mundo faz sentido. Esta professora fez-me assistir à última aula toda, sentado, a mim e a mais dois, por termos chegado às 9:00. Quer que nos estejamos antes, para a aula começar às 9:00 em ponto. Ingleses...
Singing - Mike. Canto.
Acting - Beatriz. Máscaras. Máscaras. Máscaras. Máscaras.
Acting - John Gillet. Improvisação e técnica de Stanislavski. Pequenos exercícios com feedback instantâneo.
É claro que isto tudo é muito geral, porque cada aula é uma loucura e muitas vezes os professores querem fazer coisas novas (por exemplo, vamos ao Teatro, ou entrevistar pessoas para Londres-centro e depois recriá-las em projectos em ensemble que duram uma semana). E depois das aulas também há muita coisa gira... (equipa de futebol, Taekwondo - se tudo correr bem, só estou à espera da aprovação do concelho da escola para começar a dar aulas -, Yoga, Band-oke, Karaoke, e há sempre festa em casa de alguém todos os fins-de-semana).
East 15 faz parte da Universidade de Essex, ainda que isolada. É um Conservatoire pós-moderno com uns 8 diferentes cursos de Teatro, o que faz com que tenha uma reputação muito elevada (é uma das 5 melhores escolas do Reino Unido) com 10% de internacionais, e dois portugueses (ainda não conheci a Joana Rodrigues - lol). Todas as escolas de Teatro aqui são excelentes. Podia falar mais pormenorizadamente sobre o meu curso (Contemporary Theatre) em si - já que Community Theatre, Acting e Contemporary Theatre estão a fazer o mesmo, durante o primeiro ano -, mas isso já eram outros quinhentos paus.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Este texto foi sem dúvida um GRANDE incentivo para mim, Obrigado :)
Fiquei sem palavras.
Mas com uma pergunta na minha cabeça : "O que é que eu ainda estou aqui a fazer!?" lol.
Muita Merda!
A Marta avisou-me para vir ler este texto, e de facto, q sonho :)
Mta merda para ti aí:D
*
Post a Comment