As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Monday, 12 May 2008

Bicho de Palco

Há de todos os tipos de espectáculo. Inevitavelmente lembramo-nos melhor dos bons espectáculos, e inevitavelmente acabamos por querer que o nosso espectáculo seja tão bom como aqueles que vimos. Nós vemos outros espectáculos, é impossível fechar os olhos. E é com eles que aprendemos, em muito, com os espectáculos de outras companhias.

Eu estou no meu espectáculo. Estou em cena, com gente a perder de vista que me assiste. Gente que pagou o seu bilhete para me ver. E eu já me esqueci de algumas falas ainda há pouco. Isto não está a correr muito bem, eu sei. Estou a tentar manter a personagem, tentar aguentar a vontade que tenho de sair antes de isto acabar. E de que me valeu mandar tudo à merda, bater três vezes na madeira e tudo o resto, se isto continua a correr mal?

Já desisti do texto, agora só espero chegar ao final do espectáculo para ir a correr para casa, ler o texto outra vez, e outra vez e outra vez! Agora eu já só improviso. O público está a murmurar, eles percebem que o texto não é assim. Mas claro que percebem, quem sou eu para tentar enganar tanta gente?

Neste momento, a luz do palco começa a ficar mais fraca e mais fraca. Faço sinais de olhos para a Regie, para que mantenham o foco em mim, que não me deixem às escuras, porque eu consigo! Eu consigo... Eu vou conseguir... Eu sempre consegui. O público está a bater palmas, não de contentamento, mas para forçar a minha saída do palco, agora escuro. Eu recuso-me a sair.

Passa algum tempo e continuo no palco à espera que me voltem a acender as luzes, enquanto corro o texto na cabeça. LIGUEM AS LUZES!! EU SEI!!! EU SEMPRE SOUBE!! Voltem... Sentem-se...

Quando dou por mim, já aconteceu: tenho o teatro só para mim. E não tenho com quem partilhar.

4 comments:

Morce said...

Não, o público só sabe que erras-te, que enganas-te ... se tu deixares!

MERDA MERDA MERDA!

Teresa Raquel said...

Bela metáfora para a frustração que é um pequeno engano han? Mais pequeno ainda, porque agora está tudo a correr bem, quer dizer mais ou menos...eu não estou aí!
Beijinho
Amo-teeeeee

Mil said...

Como se costuma dizer "shit happens"!
Só tens é de persistir! ;)

Chincha said...

Saudades do medo, da ansiedade, do mau humor durante semanas... e da satisfação.

Bichos diferentes, bichos iguais.