As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Friday, 23 May 2008

O que é a VERDADE?

Dizer a verdade passa, muitas vezes, por ter de mentir.

A verdade é um sentimento e uma memória que geralmente associamos à cor branca. A verdade é o valor com mais importância a nível histórico, para o ser Humano. Da mesma forma que o Respeito é a base de qualquer relação entre dois ou mais seres humanos, a Verdade é o registo dos factos, que vão dando pistas, insinuando o que se segue. As pessoas que seguem a vida baseando-se no valor da Verdade, são as pessoas de bem. No entanto, sabemos que muitas pessoas de bem acabam por ser consumidas/executadas, apesar da branquidão que levam no coração.

O que é que leva as pessoas a mentir? As pessoas alteram a verdade com o objectivo de, alterando os factos passados (ou presentes), dar pistas, insinuar coisas que se seguem. Por outras palavras: manipular. Por interesse próprio, em que geralmente - nem sempre é assim e passo já a explicar - mentem com o intuito de cobrir algo que fizeram e não querem que se saiba (quer porque se arrependeram ou porque é mau para a sua imagem).

No Mundo actual, tudo é político. Todos os discursos são políticos, quer num casamento, quer numa relação professor-aluno ou até quando se dá uma moeda ao mendigo na rua. Pela liberdade, especialmente a liberdade exacerbada que existe no uso (ou na ausência de) valores, temos mentira e verdade no mesmo mapa, a lutarem pelo mesmo território. Historicamente, quem se guia pela verdade pura, branca ao máximo, acaba por ser devorado. O mesmo acontece em relação aos mentirosos sem talento.

Hoje-em-dia, para se dizer uma verdade, principalmente se ela for de uma importância tal que poderá não ser aceite por todos, é bom que se domine a arte de bem-falar, ou que se seja muito calculista. Num Mundo de marketing, de imagem à primeira vista, as pessoas começam a deixar de pensar profundamente nos assuntos, perdendo as suas capacidades sensíveis para uma superfluidade que mais tarde acaba por as trair.

Para que o Verdadeiro se defenda, muitas vezes terá de se calar perante aqueles que têm mais poder, muitas vezes terá de continuar a adiar a revolução, até ao momento certo.

Se tens a Verdade, não a contes. Pensa, reflecte... Deixa que ela faça parte de ti. Deixa que tu te transformes nela. Se tiveres essa paciência, essa sabedoria e maturidade, não só te transformarás no que acreditas, como serás um símbolo, um líder para aqueles que procuram quem seguir. Até esse momento chegar, continua a mentir!

5 comments:

Wahine said...

mais outro texto que gostei =)

"se pensam o que pensam de mim, não me conhecem" Não é que seja sempre aplicavel.

**

Morce said...

depois temos aqueles que mentem ao dizer que não sabem e não conseguem mentir. *

Gaius said...

Um bom conselho?

Teresa Raquel said...

Não comento, porque hoje em dia tenho medo de falar a verdade por impulso... ao menos temos o nosso ninho para o fazer! =)

Bazil said...

A verdade... tão perdida e distorcida na nossa sociedade.
Eu desisti de tentar contar mentiras, ter uma imagem boa em vez do que sou e guardar as coisas. Provavelmente serei como tu o dizes, devorado. Mas ao menos, tenho valores e quero honestidade comigo, como a tenho com os outros.

Quem nada deve nada teme. Não sei se isso é bem assim, mas pelo menos, estou em paz.