As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Monday 28 January 2008

Shylock

Mais um dos trabalhinhos para a escola: decorar um solilóquio de Shakespeare e gravar num outdoor e no estúdio, com a turma. O da rua fica já cá canta. É possível que não percebam muito bem, porque eu consegui fazer com que o vento se enfurecesse (isto era mais à Lear - Blow, wind blow), tal não era a minha fúria. A outra razão das falhas é que eu não tenho o sotaque do Shakespeare em Itália. (ainda hás-de dar-me uma aula disso, oh Leanne - é assim que se escreve o nome dela) É sempre bom ver um português a assassinar a pronúncia das outras línguas!

"He hath disgraced me, and hindered me half a million, laughed at my losses, mocked at my gains, scorned my nation, thwarted my bargains, cooled my friends, heated mine enemies; and what's his reason? I am a Jew. Hath not a Jew eyes? hath not a Jew hands, organs, dimensions, senses, affections, passions? fed with the same food, hurt with the same weapons, subject to the same diseases, healed by the same means, warmed and cooled by the same winter and summer, as a Christian is? If you prick us, do we not bleed? if you tickle us, do we not laugh? if you poison us, do we not die? and if you wrong us, shall we not revenge? If we are like you in the rest, we will resemble you in that. If a Jew wrong a Christian, what is his humility? Revenge! If a Christian wrong a Jew, what should his sufferance be by Christian example? Why, revenge! The villainy you teach me I will execute, and it shall go hard but I will better the instruction."

Na minha pesquisa do monólogo, encontrei o mesmo prato servido de várias maneiras: Leanne-style (com sotaque, mas sem sabor), com paelha (adoro espanhóis), e a versão feita por um americano com sotaque americano da qual luto para um dia vir a ser. O Al Pacino é brutal.

">

5 comments:

M. said...

muito bom. mesmo com a ventania.torna-o mais dramático e tudo.thumbs up.
estive em veneza ha umas semanas e só tentava lembrar-me desse discurso.

Morce said...

Boa projecção de voz ahahah =X
gostava de um dia andar na rua e ver uma pessoa a fazer o mesmo que tu, eu batia palmas no final.

Sabes o que tu és? Um Jim Carrey autêntico em certas expressões que fazes.
Beijinhos

Mil said...

Nice doin' Shakesbino Balbspere!

Algo construtivo.. no inicio não gostei da postura.. com as mãos nos bolsos! Talvez alguma inibição.. porque depois estavas mais solto!

Bravo!! Bravo!! Bravo!!

Mil said...

P.S. - Permite-me discordar apenas de uma coisa:
Não gosto muito do Shylock do Al Pacino! Acho que está uns furos aaixo do que ele fez por exemplo no Advogado do Diabo (The Devil's Advocate) e muito abaixo do Liutenent Colonel Franck Slade no Perfume de Mulher (Scent of a Woman)!

Mas é apenas uma opinião!

Anonymous said...

Vai-te a eles!
Quem não acredita neste homem lindo que atire a primeira pedra vá!
Vais tão longe, nem que seja só para conhecer o mundo comigo. Vamos experimentar a vida como nunca ninguém o fez. É ao ver este video que o confirmo, vais viver como nunca ninguém viveu.