A navegar nisto a que chamamos internet (ou google) encontrei a banda de rapazes (boys band) de onde vem a famosíssima música que faz sucesso nos ouvidos e no coração de muitas adolescentes deste nosso país, que é Portugal. Cantando nos concertos que dos 4Taste não sonham as meninas que aqueles lindos actores-músicos - enfim, artistas - foram criativos ao ponto de escolher uma música que a maior parte do nosso povo desconhecia e alterar a letra. Como o vocalista em questão não deve saber tocar piano - agora já estou a divagar - alteraram a música base para aquilo que os músicas chamam tablaturas para guitarra ritmo. A música em questão, na minha opinião, é tão boa em Português como na versão Original. Para ser sincero, vou até quebrar algumas barreiras do bom senso, confessando que até prefiro a versão dos Quatro Testas, pois a guitarra continua a ser o meu instrumento predilecto (e o único que ainda vou conseguindo tocando - eheheh).
Mas os meios não justificam os fins! Isso é plágio. E afirmo isto seguramente, quer digam que na capa do CD a pequenino digam que a adaptação foi do Pedro Vaz. Plágio, como poderão ver aqui é "não é a mesma coisa que paródia. Na paródia, há uma intenção clara de homenagem, crítica ou de sátira, não existe a intenção de enganar o leitor ou o espectador quanto à identidade do autor da obra." É interessante, porque também estou a estudar isto na escola e descobri que não se pode copiar nada, nem mesmo uma parte da música, sem ter pago os direitos de autor. Ou seja, podem haver dois ratos, mas um deles terá de ser indiscutivelmente o Mickey, caso contrário o segundo rato terá de entrar en negociações com a Disney.
Ou pensam que a Hang Up da Madonna não teve de negociar com os Abba por causa do som de fundo inspirado na Gimme, gimme, gimme (a man after midnight)? Neste caso, de acordo com o nosso sempre companheiro wikipedia "Madonna is only the second artist the Swedish band has allowed to sample its music, as ABBA songwriters Benny Andersson and Bjorn Ulvaeus have a strict "no sample" policy."
A TVI volta a marcar pontos. Já os DZRT tinham plagiado a Para mim tanto me faz da música High School Queen, composta pela cantora Tamaki Nami.
O pior é que isto já é sabido a algum tempo, mas ainda ninguém disse nada. E, apesar de saberem, podem deliciar-se com os comentários de apoio, oriundos do/as fãs, às duas bandas atrás mencionadas.
Para aqueles que não sabiam, não pensem que eu fui o primeiro a saber disto - longe disso! Apenas volto a falar nisto, porque pode ser que algum de vós, leitores, saiba falar japonês ou francês para denunciar estes jovens talentos.
Vamos começar a limpar o lixo da TV.
(caso as bandas tenham tido um acordo legal com os autores que os permitisse fazer o que fizeram e ainda fazem, retiro tudo o que disse. Mas nã' me parece...)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
a mim também nã'me parece. Amo-te?
Ai de ti se não amares! Acordo-te às 4 da manhã com toques! Mesmo que esteja longe! =D
Post a Comment