As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Friday 25 January 2008

A vida devia ser um Musical

E como nem tudo na vida é mau, os nossos colegas Rodgers & Hammerstein fizeram o favor de nos mostrar alguns picos de felicidade que se podem vir a ter na vida, em algumas das suas obras. Directamente dos Estados Unidos, da geração pós-guerra, esta gente que veio originar o Baby Boom, entre muitos outros, compôs o Carousel.

Esta peça Musical trata da história de um jovem operário de um Carrossel, e que fugiu com uma jovem para se casarem. No entanto, ele não tendo habilidade em mais nenhum ofício, acaba por cair numa vida de mandrião. Ao receber a notícia de que vai ser pai, promete ser um pai companheiro ao seu filho. Promete que lhe fará forte, independente para se deixar maltratar pelos outros garotos, que será bonito como o Pai e que a mãe tratará da sua formação ética e cultural, já que ele reconhece não ser um exemplo de pessoa. E diz que se vai chamar Bill, tal como o Pai. Mas... e se for uma menina?

Os rapazes precisam de companhia, mas uma menina precisa de um Pai. "You can have fun with a son, but you gotta be a father to a girl." Precisa de uma pessoa que lhe dê as coisas que as meninas precisam tais como vestidos, bonecas e lacinhos. Ele, já prevendo que isto pode acontecer, promete mudar para estar à altura de ser um bom pai. Promete ir trabalhar, roubar, tirar - ou até mesmo morrer - para a filha ter o pão na mesa. Num dos maiores solilóquios musicais de sempre, a personagem Billy Bigelow dá o verdadeiro exemplo de como os jovens se devem sentir quando recebem a notícia que vão ser pais.
No final da história, ele acaba mesmo por morrer ao tentar assaltar um homem, pois é descoberto e cai sobre a sua própria faca ao fugir da polícia. Mas, a história não acaba aqui, com a morte dele. Afinal de contas ainda não vi nenhum Musical com um final infeliz.

1 comment:

Anonymous said...

A minha vida vai ser um musical. Vamos passar a vida a cantar músicas romanticas, outras mais mexidas outras um pouco mais tristes, e depois quando tivermos filhotes vamos para a praia correr! =P