As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Saturday 16 February 2008

O que é ser PURO?

Aqueles que viram o meu video no meu post Puro e leram o Tempo de Chuva ouviram este novo conceito que eu tenho vindo a explorar a partir do dia em que (mais tarde vim a descobrir) me assumi como artista. Nós nascemos todos artistas e a sociedade, a começar pelos nossos queridos pais - na sua maioria infelizes por terem sido castrados também há já muitos anos - que nos vendam as cores que o Mundo tem. No dia em que chorei de saudades do meu irmão e por ser filho de quem sou, gravando ao som de uma música que me limpou a alma, assumi-me inscientemente como artista, com uma missão a cumprir.

Muitos dos meus amigos e colegas de turma vieram perguntar-me o que se tinha passado comigo, agressivamente perguntando "o que é que te deu na cabeça?". Atingindo-me com flechas num coração ainda fraco e pouco confiante nisto que é de ser sincero, verdadeiro e guerreiro apaixonado - um artista. Muitos gozaram, riram ou acharam impróprio ou sem nexo. Eu sabia que aquilo ia ser útil mais tarde e continuei a defender o Puro. No processo de auto-conhecimento afirmava que "o Puro é o início de um projecto", mas jamais desconfiei que esse projecto se fosse tornar a minha vida. Os mais sensíveis disseram que gostaram do video, alguns até que choraram comigo.

Passados 2 anos e 2 meses, o Puro continua lá e o seu significado solidificou-se. Eu percebi, em todas as vezes que chorava, que encolhia de tamanho, que voltava aos meus segundos de nascido. Chorar é o momento em que se pode fazer o que quiser à nossa volta, que jamais parará o nosso choro. É o momento em que nos entregamos àquelas partículas de água, e que acabamos por fazer com que caiam pesadas e densas. Chorar é o maior acto de katharsis, a maior libertação do espírito. Se registarem todas as coisas que pensarem enquanto choram, encontrarão coisas como Paz no Mundo, a pobreza, a fome, a injustiça, a falta de amor, entre muitas outras - e por tudo isso chorarás. Chorarás pelo que falta e pelo que é certo. Chorarás também por tudo o que fizeste de mal aos outros. É o momento mais sensível e mais forte do ser humano, quando não há razão, nem segundas intenções.

O meu ideal é o ser Puro que caminha sem chorar.

4 comments:

Anonymous said...

faz todo o sentido...

M. said...

Só vi o tal video agora, uma descoberta tardia,lamento. No entanto, parece-me imutável. Tocas numa pessoa, sem o quereres, sequer, é visceral. e chorei contigo, tardiamente, com estes anos já passados.
é visceral.
não é chorar por ver um reflexo, alguém talvez não tão diferente em lágrimas que não tardam muito.
é juntar um mundo. o nosso, o dos outros e po-lo dentro dos olhos e pedir que aguentem.
gostei muito,muito. obrigada.

Anonymous said...

EU já tinha dito aqui que já tinha visto o video e li o post hoje. Na minha opinão chorar faz bem porque limpa a alma e o espirito do que nos atormenta na nossa vida. Mas ser Puro... acho que nunca ninguém o conseguirá ser porque, como tu disseste, não nos permitem isso.

Anonymous said...

Puro, um modo de caminhar, um estado de espírito? :)
Chorar, como que um sinal de vontade de mudar, uma ânsia de poder fazer o certo...
Tens uma maneira muito própria de tocar as pessoas. :)
Gosto da tua maneira de escrever.

"se não tivéssemos problemas, estariamos abertos a todos" algo que alguém me disse ;)

Uma coisa não é só o que observamos, mas também o que significa. De momento não me recordo do nome do autor desta grande frase :(

*