As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Saturday, 5 April 2008

Acordo Ortográfico


Queria começar por agradecer a todos os que participaram nesta votação.

O Acordo Ortográfico é um acordo que foi assinado em 16 de Dezembro de 1990, por todos os países de Língua Oficial Portuguesa (no nosso caso, foi assinado por Pedro Miguel de Santana Lopes, Secretário de Estado da Cultura) , com o objectivo de unificar a nossa língua. Desde essa data que o Acordo Ortográfico tem sofrido protocolos e actualizações. A última actualização que se fez foi em 2007, e poderão ler superficialmente sobre o caso neste pequeno artigo.

Unificar a Língua passa por acrescentar letras como o w, y e k ao nosso alfabeto. Lá que os brasileiros acrescentem essas letras em nomes como Willyam ou Kayo, por mim está tudo bem, até porque os nomes violentos aos nossos ouvidos têm uma base indígena da qual nós não somos cúmplices. Bem que podiam reproduzir os mesmos sons com as letras do alfabeto regular, mas preferiram usar as de outras - o que lhes é legítimo. E, agora, para unificarmos, teremos de aderir. Porque é que não acrescentamos letras como o alpha e o delta? - já pensaram? Porque isso não é unificar com quem nos querem anexar... Agora pensem lá quem é que usa w, y e k no alfabeto.

A primeira opção de voto era "Sim. A união faz a força." que é para as pessoas que acham que o Acordo Ortográfico é uma vantagem para Portugal, em específica esta actualização. É pena que, na ignorância de conhecimentos sobre o tema, não saibam o que estão realmente a dizer. Aderir a estas mudanças estamos a alterar a nossa identidade (até aqui tudo bem) por algo que não se justifica. E volto a referir: para que é que queremos o k, o w e o y? Se tirarem o acento circunflexo (uma referência que só existe na nossa língua), como distinguiremos vêem (ver) de veem (vir)? Qual é o interesse de sermos colonizados pelos Estados Unidos ou o Brasil? Porque é que os nossos turistas haveriam de comer o mesmo que comem em casa e serem servidos por pessoas que não portuguesas? E ide treinando já, porque "homem" agora é O com grande!

A segunda opção de voto é - e agora quem quiser, que tente parar-me - sem dúvida a mais sensata. É saber aonde estamos e o que somos. Não votar nesta significa não se importar de ser de outra nacionalidade. "A minha Pátria é a Língua Portuguesa." - Fernando Pessoa. Para todos vós que querem ter VOZ, tenho uma coisa que vos vai certamente agradar. Encontrei uma petição online contra o que se passa, que prometerei divulgar neste espaço e em todos os sítios em que as pessoas percebem o que eu falo.

Ao Sr. Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, os meus parabéns! Conseguiu a sua imortalidade!

6 comments:

Anonymous said...

Estou completamente contra!

Wahine said...

Sou contra!

Já para não falar no acto que se passa a escrever ato e no óptimo que fica ótimo.

já agora escrever com expresões abrasileiradas tb não querem?!

BJS**

Morce said...

Contra Contra Contra. Não vai resultar, as pessoas não vão habituar-se e os burros vão passar a escrever bem as palavras que até então escreviam mal.. Não participei na votação, não estive pela net 2 dias... acrescenta um voto meu sff =D

Justine said...

B., totalmente de acordo com o teu artigo, isto é, em desacordo com o princípio do "Acordo"...

Obrigada pela visita ao "4teto", és bem-vindo, volta quando quiseres :))

Ana F. said...

isto é uma ofensa à Língua Portuguesa, ainda pra mais eu odeio brasil e escrever como os brasileiros repugna-me. espero bem que esse acordo não seja aprovado,e se for não vou mudar em nada a minha escrita.

Chincha said...

Não concordo totalmente com nacionalismos, mas defendo as origens linguísticas (culturais, vá) deste país.
Foi português que toda a vida falei, e mesmo que me corra um bocadinho de Espanha nas veias, português é Português.

Sou contra o acordo, toda a gente com quem já falei é contra este acordo, e brindo a isso.

Já agora:

"Oje tive mesmo que correr para conseguir apanhar o onibus! E o omemzinho esse já estava fechando a porta!"

God... -.-