As cócegas podem fazer rir, mas também podem irritar muita gente.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!" e "se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

Recomendação Sonora

Wednesday 17 December 2008

Natal em Dedben - Parte Quatro

É tramado. Não sei se sou eu que vou ter com os doces ou se são eles que vêm ter comigo. Há ali qualquer coisa de químico, nunca percebi bem - desde pequenino. Agora que cresci e que sou eu quem controla as compras que faço é uma festa. É literalmente um mimo. Acho que ninguém gosta de mim tanto como eu, porque só eu é que me compro os doces mais deliciosos e em quantidades de quem me quer bem constituído. Só os preços é que me matam a vontade.

Tanta gente no supermercado. Vê-se um empregado a arrumar as prateleiras com umas luvas, outro a trazer um carrinho cheio de latas do armazém, outra na secção dos bolos, e nisto muita movimentação, pessoas para a frente e para trás. No fim do corredor dos lacticínios estão dois supervisores a discutirem os horários desta semana, quem é que precisa de estar na loja no dia tal ou quem é que tem folga. Os dois revisores, em pé, discutem calmamente de braços cruzados, enquanto os outros operários circulam à volta deles, algumas vezes recebendo ordens destes. Um deles diz: "A Rachel que faça Quinta-feira." É verdade, muitas das vezes o nosso futuro é decidido por exclusão de partes por pessoas que muito pouco se importam connosco, e pior do que isso, nas nossas costas, sem nos podermos defender. A isto, o outro disse que não: "Quinta-feira não é o dia em que chegam as encomendas?" do género "preciso é de ti cá"... Ele há sempre um peixe mai' grande. Nisto, cruzo-me outra vez com a mulher do peluche. E eu que sabia o que ia comprar, esqueci-me. Eu e metade do supermercado quando a vê passar.

Nisto passa um miúdinho a correr e a falar inglês com sotaque britânico - são tão engraçadinhos - e dirige-se aos frigoríficos, onde começa a encher os braços de iogurtes com aquele boneco que ele vê na televisão. Iogurtes não são muito a minha onda, senão tinha feito o mesmo que o menino. Chego aos enlatados. Levo tomates, muitas latas de tomates, porque eu gosto de bolonhesas. Ao lado dos tomates estão latas de milho. Levo duas, porque milho é bom como o milho e eu adoro aquelas saladas frias que levam milho. Bem podia levar também uma alface para fazer a salada... Nã. Eu já sei que ia apodrecer no frigorífico. Mas assim, a salada de milho perde o efeito. Levo o milho ou não? Levo, levo. Viro-me para pôr o milho no carrinho e vou de encontro a uma pessoa - adivinhem quem. Era ela. Pedi-lhe desculpa, olhando-a nos olhos à espera de não-sei-bem-o-quê, porque nunca aconteceu. Ela estava com o olhar fixo nas prateleiras e mal me viu. Eu sou um vulto. Tal como toda gente é quando vamos às compras. Eu, desta vez, por ter saído do quarto pela primeira vez numa semana, estava muito sensível a todo o tipo de actividade humana, especialmente à dos mais imprevisíveis como as crianças.

Olhei para o carrinho e tinha milho, tomate, pão e doces. Fui às pastas e pus esparguete no rodinhas. E, quando no fundo do corredor volto a ver a mulher do peluche, dou por mim ao lado de um rapazinho nos seus doze anos que já põe gel no cabeço e veste-se com a atitude despreocupada dos jovens de hoje discutindo com a mãe para levar umas latas que tinham o Bart Simpson na capa. Eu não censuro o miúdo, até porque eu estou prestes a levar a lata. Começo a pensar "vou tirar uma foto e meter no meio do texto que vou fazer sobre as compras do dia de hoje". Como não tenho uma mãe a puxar-me orelhas, as hipóteses de eu conseguir o que quero são muito boas. Depois pensei que seria infantil levar uma lata só porque tinha o Bart Simpson estava na capa. Eu nem sabia bem o que é que estava lá dentro, mas palavra de honra que estava disposto a levar. Lembro-me de tirar a fotografia ali, no meio do corredor, para não ter de pagar pela lata. Assim, tenho a fotografia de graça.

Não tornei a ver a mulher do peluche.

1 comment:

M. said...

o bart num supermercado é uma mina de ouro.

nice scarf.